segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Deputados discutem ações para o Ano Internacional da Agricultura Familiar

O Ano Internacional da Agricultura Familiar, que será celebrado em 2014, será o tema de café da manhã marcado para quarta-feira (20), das 8h às 10h, com representantes do governo e da sociedade civil. O encontro é promovido pela bancada feminina e por frentes parlamentares da Câmara dos Deputados.
A instituição do Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) foi declarada durante a 66ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. O objetivo é destacar o perfil da agricultura familiar e dos pequenos agricultores, focalizando a atenção mundial em seu importante papel no alívio da fome e pobreza, na proteção do meio ambiente e na obtenção do desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais.
Ao longo de 2014, será promovida uma ampla discussão e cooperação no âmbito nacional, regional e global para aumentar o entendimento dos desafios que os pequenos agricultores enfrentam e ajudar a identificar maneiras eficientes de apoiá-los.
A agricultura familiar inclui todas as atividades agrícolas de base familiar e está ligada a diversas áreas do desenvolvimento rural. Consiste em um meio de organização das produções agrícola, florestal, pesqueira, pastoril e aquícola que são gerenciadas e operadas por uma família e predominantemente dependente de mão-de-obra familiar.
Tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento, a agricultura familiar é a forma predominante de agricultura no setor de produção de alimentos.
As frentes parlamentares que participam do evento são: da Segurança Alimentar e Nutricional; da Agricultura Alimentar; pelo Desenvolvimento da Agroecologia e Produção Orgânica; pela Educação do Campo; e em Defesa das Populações Extrativistas e dos Povos e Comunidades.
Agência Câmara de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário